quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Contextualizando a mudança

Desenvolvemos sempre que possível, trabalhos em grupo e debates, onde as crianças possam expressar-se livremente, seja com seus colegas de classe, como também com o professor.
Podemos usar vídeos sobre os assuntos que queremos trabalhar e pedir para que os alunos comentem, também podemos buscar sites da internet com atualidades e confrontar informações, fazendo com que a criança discuta sobre vários aspectos os temas abordados.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividade 2.9 Poster

atividade 2.8

Atividade 2.8

Nosso projeto (Alimentação dos animais) foi realizado como conclusão do trabalho de pesquisa dos alunos.
Pesquisa na internet figuras de animais e seus hábitos alimentares nos sites http://meioambiente.culturamix.com
http://lifebiologia.blogspot.com
http://br.olhares.com/ave_carnivora.
Nossa coordenadora pedagógica sugeriu que em cada figura de animal colocássemos também alguma informação sobre aquele animal. Desta forma o slide ficou assim: Animais Carnívoros, definição por escrito, figura de animais e informações ou curiosidades sobre ele, o mesmo foi feito com animais Herbívoros e Onívoros. Encerrando o slide, fizemos uma busca pelo google (imagens) e encontramos fotos inusitadas de animais, conseguimos assim fazer um encerramento divertido e alegre:
www.setedecuriosidades.com .
Essa atividade foi realizada para alunos do 4º e 8º ano, na disciplina de ciências, num período aproximado de 03 dias para a produção do slide e 20 minutos para apresentação, participaram as professoras Márcia e Rosana e aproximadamente 40 alunos assistiram a apresentação da aula em duas sessões.
Foto a apresentação:









Os alunos ficaram em um único grupo, as professoras iam mudando os slides e fazendo a leitura e comentários sobre o conteúdo trabalhado, os comentários dos alunos eram aceitos a qualquer momento, interrompíamos o slide e os alunos questionavam sobre o animal seus hábitos e curiosidades, conforme as imagens iam surgindo.
Nossos alunos gostaram bastante, pois eles ainda não haviam presenciado uma aula como essa. Como eles já estavam trabalhando esse conteúdo, conseguiram fazer comentários interessantes e satisfatórios, onde nós professores percebemos que o resultado foi satisfatório.
Concluindo, nós professores aprendemos muito, pois não sabíamos que seria tão fácil e rápido montar um material tão fácil e rápido montar um material tão bom e interessante, para complementar nossas aulas.

Atividade 2.7 Execução da atividade planejada




   Essa atividade foi totalmente diferente para nossos alunos, pois, eles ainda não haviam tido acesso a slides em sala de aula como complementação e exposição de conteúdos.
   Os alunos compreenderam com clareza o conteúdo do slide, pois eles possuíam um pré-conhecimento sobre assuntos, através de trabalhos e pesquisas anteriores.
    A atividade foi realizada no laboratório de informática da escola, com o uso do computador e Datashow. Projetamos o slide na parede, os alunos sentaram formado um único grupo para assistir a projeção, a professora ficou no fundo da sala, mudando os slides, comentando. Os alunos sentiram se livres e comentaram com entusiasmo e curiosidade as imagens, principalmente em revelação aos animais carnívoros predadores.       “Finalizamos a apresentação com imagens divertidas de animais que pagamos pela internet”.
   A atividade proposta atingiu nossas expectativas, nossos alunos se interessaram e até mesmo perguntaram se teriam outras aulas como essa.
Nós professoras ficamos satisfeitas, pois nossas expectativas foram correspondidas pelos alunos. Também percebemos a importância de diversificarmos nossas aulas apresentando um material novo e atual aos nossos alunos.
   Observamos que o aluno consegue aprender e vivenciar seu conhecimento, usando de forma mais concreta seus sentidos, ou seja, a imagem por si, já disperta a curiosidade e o aluno consegue criar conexões com o que já sabe.
Podemos envolver também nessa atividade os conteúdos de geografia, pois vimos fotos de animais de outros continentes. Ou então pedir para que os alunos escrevam um relato sobre essa aula na disciplina de Língua Portuguesa.
   Com a execussão desse projeto e com o uso do slide, percebemos que as tecnologias podem nos auxiliar muito e proporcionar aos nossos alunos um aprendizado divertido, onde ele aprende sem pressão, e muitas vezes nem percebe que esta estudando um conteúdo de sua série.

Atividade 2.6: “Planejamento Atividade com hipertexto”



Projeto: Alimentação dos animais
Área: Ciências
Tema: Animais Carnívoros, Animais Herbívoros e Animais Onívoros.
Público Alvo: Aluno do 4º e 5º ano da E.M. “Zeni Soares Ramalho”
Atividade Proposta: Slide informativo com fotos de animais e textos explicativos.
Os animais serão divididos de acordo com seus hábitos alimentares.
  • Animais Carnívoros
  • Animais Herbívoros
  • Animais Onívoros
  • Finalizando com fotos divertidas de animais em situações inusitadas.
Objetivo de aprendizagem
Ao final do trabalho espera se que o aluno seja capaz de:
  • Classificar os animais à parte de seus hábitos alimentares.
  • Identificar aspectos que diferenciam um animal de outro a partir de sua classificação.
  • Promova a ampliação do conhecimento do aluno.
  • Questione e compare informações à partir de conhecimentos anteriores.
Estratégias
O uso do slide vem como conclusão final do conteúdo trabalhado em sala de aula, pois, os alunos já realizaram pesquisas e atividades sobre o assunto.
Material Utilizado
  • Fotos e gravuras retiradas de sites da internet
  • Livros informativos
  • Livro escolar “Projeto Pitanguá”
  • Computador
  • Data show
Avaliação
A avaliação dos alunos deverá ser feita de forma continua e processual. Os alunos serão solicitados a comunicar o que aprenderam ao final do projeto.
Observando o grau de envolvimento de cada aluno no desenvolvimento do trabalho.
























quinta-feira, 8 de setembro de 2011

atividade 1.1

Atividade 1-1
Hoje nos deparamos com uma nova realidade, onde os alunos absorvem cada vez menos os conteúdos escolares ao mesmo tempo em que é crescente os esforços e o tempo dedicado com a aprendizagem.
        Nessa nova cultura da aprendizagem espera-se que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas de várias maneiras, mas para que isso aconteça devemos investir no conhecimento e na aprendizagem.
        As informações agora são mais acessíveis rápidas, todos podem expor suas idéias na Internet sem necessidade de editora para publicá-las, mas para que o leitor possa se beneficiar disso tudo é necessário que ele desenvolva capacidades e competências para o uso dessas possibilidades.  
        Assim sendo a escola não é mais a primeira fonte de conhecimento, ela já não pode proporcionar tudo que o aluno necessita, então o que a escola deveria é dar ao aluno meios que permitam uma assimilação critica sobre as informações recebidas.
        Nessa era de incertezas devemos levar o aluno a aprender e a conviver com a diversidade de perspectiva, com a existência de múltiplas alternativas, interpretações e informações e a partir disso tudo, ser capaz de  construir o seu ponto de vista.
        Hoje a educação não deve ser feita de verdades acabadas, o aluno deve construir seu conhecimento através das suas experiências e constatações.
        Nessa nova cultura de aprendizagem, a escola deve preparar o aluno para adquirir, interpretar, analisar, compreender e se comunicar à partir das informações recebidas.
        Para que isso aconteça deve-se mudar a forma de ensinar dos professores, mudando a forma de pensar, mudando sua estratégia de trabalho e encarando uma nova cultura da aprendizagem, e principalmente que os professores encarem uma nova proposta de ensino em uma escola mais significativa para todos.
Cristina e Marcia

Oi pessoal, sejam bem vindos...

Sou Márcia, uma professora do interior de São Paulo, estou criando esse blog para postar nele minhas atividades e trabalhos do curso Proinfo 2º bloco. Já leciono a mais de quinze anos, e estou descobrindo um mundo novo com esse curso.