quinta-feira, 27 de outubro de 2011

atividade 4.2 Navegando por vídeos e outras mídias

Cineduc- Esse site oferece cursos, oficinas, dá dicas de livros, etc.
Sua preocupação é dar a crianças e jovens a possibilidade de conhecer os recursos cinematográficos e aprender a trabalhar com ele.

cinemateca- É um site muito rico, pois preserva a produção audiovisual brasileira.

Kinema- Utiliza a imagem como expressão artistica. Cria suportes à partir da necessidade de seus clientes. Produz: documentários, vídeo clipe, vídeos de treinamentos etc.

Mnemocine- O site busca estimular a pratica da pesquisa, preservação e reflexão sobre documentação de divulgação de cineastas e autores brasileiros, divulga cursos, mostras e festivais.

Beatrix- Nesse site encontramos um vasto material de arte, cultura e educação, podemos pesquisar, assistir videos, palestras e muitas coisas
                                                  11º encontro
Com certeza as novas tecnologias nos mostram uma nova possibilidade no processo de ensino, tornando-o mais ágil e interessante. Devemos usá-las à partir de nossa realidade, porém, cabe a nós professores  a mudança de nossa pedagogia em sala de aula, devemos buscar informações a fim de implantar cada vez mais o uso da  tecnologia na escola.
            Devemos aprender e ensinar a produzir, só assim o conhecimento será construído de forma clara, tornando sólido e conseqüentemente mais significativo para todos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Plano de aula (Medidas no cotidiano)

Atividade 3-3


As medidas do cotidiano.


Objetivos:

-  Estabelecer relações entre o que será medido e as respectivas unidades e instrumentos de medição.
- Identificação da unidade fundamental das medidas de comprimento e sua aplicação na vida diária.

Tempo de duração do projeto.
Aproximadamente uma semana.

Estratégia.

Que o aluno perceba que diariamente precisamos fazer medições.
Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas.
Identifique o metro, seus múltiplos e submúltiplos como unidades de medidas de comprimentos.
Redução do metro em seus múltiplos e submúltiplos e vice e versa.

Recursos utilizados:

Livro ler e escrever, atividade 52.
Metro, régua, fita métrica, trena e outros.
Atividades e situações problemas que envolvam comparações de medidas.
Tabela e gráficos de altura dos alunos.





Recursos complementares:


Artigo
http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/matematica-grandezas-medidas.htm
Modelo de prova

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/prova-brasil-grandezas-medidas-475728.shtml
Aula prática
http://inaciodesousa.blogspot.com/2010/06/aula-pratica-grandezas-e-medidas-pro.html


Avaliação:

A avaliação dos alunos deverá ser feita de forma contínua e processual.
Os alunos serão solicitados a comunicar o que aprenderam no final de cada atividade, formando um grupo de discussão.
Será observado o grau de envolvimento de cada aluno no desenvolvimento das atividades.

domingo, 16 de outubro de 2011

slaid ( medidas do cotidiano)

atividade 3.2 quadro resposta


Atividade 3.2 – repositório de mídias
Quadro – resposta

Nome do Aluno: Marcia
Mediador/a: Luana
Título do material
Gênero
Suporte
Público-alvo
Matemática grandezas e medidas
Artigo
http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/matematica-grandezas-medidas.htm
3º e 4º ano do Ensino
Fundamental


Prova Brasil 5º ano

Modelo de prova

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/prova-brasil-grandezas-medidas-475728.shtml
Vídeo
Aula prática
http://inaciodesousa.blogspot.com/2010/06/aula-pratica-grandezas-e-medidas-pro.html







Justificativa de escolha do material, de acordo com o objetivo e o público-alvo




     Através desse trabalho, espero que os alunos percebam que as medidas são usadas diariamente em nosso cotidiano.
     Percebam a existência de unidades de medidas padrão, mas que também podemos usar outros métodos para medir.
     È importante que a criança aprenda que medir é comparar grandezas e depois da comparação perceba as diferenças  construindo assim seus conhecimentos.