quinta-feira, 8 de setembro de 2011

atividade 1.1

Atividade 1-1
Hoje nos deparamos com uma nova realidade, onde os alunos absorvem cada vez menos os conteúdos escolares ao mesmo tempo em que é crescente os esforços e o tempo dedicado com a aprendizagem.
        Nessa nova cultura da aprendizagem espera-se que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas de várias maneiras, mas para que isso aconteça devemos investir no conhecimento e na aprendizagem.
        As informações agora são mais acessíveis rápidas, todos podem expor suas idéias na Internet sem necessidade de editora para publicá-las, mas para que o leitor possa se beneficiar disso tudo é necessário que ele desenvolva capacidades e competências para o uso dessas possibilidades.  
        Assim sendo a escola não é mais a primeira fonte de conhecimento, ela já não pode proporcionar tudo que o aluno necessita, então o que a escola deveria é dar ao aluno meios que permitam uma assimilação critica sobre as informações recebidas.
        Nessa era de incertezas devemos levar o aluno a aprender e a conviver com a diversidade de perspectiva, com a existência de múltiplas alternativas, interpretações e informações e a partir disso tudo, ser capaz de  construir o seu ponto de vista.
        Hoje a educação não deve ser feita de verdades acabadas, o aluno deve construir seu conhecimento através das suas experiências e constatações.
        Nessa nova cultura de aprendizagem, a escola deve preparar o aluno para adquirir, interpretar, analisar, compreender e se comunicar à partir das informações recebidas.
        Para que isso aconteça deve-se mudar a forma de ensinar dos professores, mudando a forma de pensar, mudando sua estratégia de trabalho e encarando uma nova cultura da aprendizagem, e principalmente que os professores encarem uma nova proposta de ensino em uma escola mais significativa para todos.
Cristina e Marcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário